POSTADO EM 05 fev 2019 · Notícias

Câmara homenageia cidadãos santoantonienses com comendas

A Câmara Municipal de Santo Antônio do Descoberto realizou na manhã do dia 13 de junho, sessão solene para realizar entrega das comendas de reconhecimento por serviços prestados a comunidade.

Durante a solenidade receberam as comendas o Padre Marcelo José Vieira, Carlos Carvalho da Mata e Antônio Lopes Conde. Para justificar a entrega da honraria, a Câmara destacou a importância do reconhecimento e valorização dos serviços prestados pelos homenageados.

A Comenda de Santo Antônio do Descoberto é uma lei municipal, que homenageia três cidadãos que se destacam ou destacaram por serviços prestados ao município. A solenidade é realizada sempre no dia 13 de junho de cada ano, dia de Santo Antônio, cujo se caracteriza como feriado municipal na cidade.

Sobre os homenageados

Em 2006 o Padre Marcelo José Vieira foi nomeado Pároco da Paróquia de Santo Antônio do Descoberto. Em 2008, por conta do grande número de peregrinos aconteceu à elevação da Igreja Matriz a Santuário e o Padre Marcelo, foi nomeado o primeiro Reitor do Santuário de Santo Antônio do Descoberto.

Carlos Carvalho da Mata chegou em Santo Antônio do Descoberto em 1971, foi proprietário do primeiro museu da cidade. Atualmente, Carlos da Mata trabalha no Departamento da cultura do Município e vem há 30 anos pesquisando a história de Santo Antônio do Descoberto e agregando conhecimento ao Museu Municipal.

Antônio Lopes Conde é filho de Benedito Lopes conde, que foi pioneiro e destaque entre os Condes. Os Condes fazem parte da história da construção de Santo Antônio do Descoberto.