ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 30 jan 2023 · Notícias

Cinco dicas para cuidar da sua saúde no verão

Hidratação 

A água representa em média 60% do peso corporal de uma pessoa adulta. Essa porcentagem pode variar com o sexo, idade e biótipo. A porcentagem de água corporal é menor na mulher, nos idosos e obesos. Nas crianças ela representa cerca de 70% do peso corporal no nascimento e início da infância. O líquido desempenha um papel fundamental nas funções vitais do nosso organismo.

No verão, transpiramos mais porque a eliminação de líquidos controla nossa temperatura corporal. Para adultos saudáveis é recomendado beber pelo menos de 2 litros de água por dia, entretanto essa quantidade pode variar, pois depende das atividades diárias e do estado de saúde de cada pessoa.  A boa hidratação promove o bem-estar, ajuda a manter o equilíbrio do organismo e evitar problemas de saúde.

Incidência do Sol

Praticar atividades físicas ao ar livre em horários em que o sol está mais forte pode causar elevação da temperatura corporal e desidratação. Os melhores horários para praticar exercícios são no início da manhã, até às 10 horas, e após às 16 horas.

Filtro solar 

É importante intensificar o uso de protetor solar. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele melanoma corresponde a cerca de 30% dos diagnósticos de tumores malignos no Brasil.

Alimentação leve  

Evite ingerir alimentos muito gordurosos e fritos, pois eles aumentam o tempo de esvaziamento gástrico, podendo causar sensação de estômago cheio, enjoos, gazes, eructações (arrotos) e sonolência. Dê preferência para refeições mais leves e comidas com bom percentual de água. Durante o verão, também é comum casos de intoxicações alimentares, pois o calor faz com que os produtos estraguem mais rapidamente. Por isso, é importante realizar armazenamento adequado dos alimentos e ter atenção às datas de validades.

Roupas adequadas  

O vestuário contribui para a elevação da temperatura corporal. Por isso, é importante ceder espaço para roupas mais leves, com tecidos de fibras naturais, como o algodão, linho, seda e crepe, que permitem a ventilação do corpo. As cores claras são aliadas, uma vez que tonalidades escuras tendem a absorver o calor e, com isso, prejudicam o conforto.

Fonte: www.gazetadigital.com.b